27 fevereiro 2006

Problema técnico

No outro dia vi (?) na RTP2 o filme «A Costa dos Murmúrios» de Margarida Cardoso, baseado no livro de Lídia Jorge. Já tinha lido o livro, que apreciei moderadamente, e fiquei com curiosidade de saber até que ponto a adaptação para cinema tinha sido fiel. Pelo que me foi dado ver (e gostaria realmente de sublinhar isto: pelo que me foi dado ver), a adaptação foi bastante fiel, mas a minha televisão, com certeza, foi acometida de um qualquer problema técnico: eu bem tentei, pus a luminosidade no máximo, porém, nunca consegui ver mais do que algumas sombras que se movimentavam no ecrã. Contudo, para o fim que eu tinha em vista (e vou sublinhar: tinha em vista), o problema técnico da minha televisão acabou por não me ser demasiadamente prejudicial: pude assim concentrar-me nos diálogos e na narração, e perceber que, de facto, esta era uma adaptação para cinema muito fiel ao livro.

Dizem-me que a Beatriz Batarda é a actriz principal deste filme – e quem sou eu para duvidar? -, e, a confirmar-se, parece-me que ela tem uma excelente dicção e uma voz que consegue transmitir emoção. Por causa do problema da minha televisão, não pude ver (e não será de mais realçá-lo: não pude ver) mais do que a sua silhueta, que, ainda assim, me pareceu de grande expressividade dramática. O mesmo poderei dizer dos restantes actores, decerto com escola de teatro radiofónico.

Curiosamente, mal acabou o filme a minha televisão recuperou do seu problema técnico de forma milagrosa e os níveis de luminosidade voltaram ao normal.

1 Comentários:

At segunda fev. 27, 09:01:00 da tarde 2006, Anonymous Anónimo said...

Já viste o quanto a teu aparelho televisivo te ajudou a ver outros aspectos interessantes do filme... Parece-me excelente poder-se apreciar o tom de voz de alguém.. Será que o movimento corporal é assim tão importante? ;)
vou tentar ver o filme na minha Tv e ver como ela se comporta..... eheheheheh!

 

Enviar um comentário

<< Home